top of page
O projeto Cena#3: INTERSECÇÕES, de autoria Aby Cohen, curadora do Brasil na PQ2019, desdobrou-se em várias etapas, no formato de residências artísticas, no Brasil e no exterior, seguido por uma série de performances em Praga, em 2019.
Exibido em junho de 2019 na Quadrienal de Praga (em loop e sem créditos) a documentação audiovisual é um tipo de montagem-performance que cria um jogo entre as INTERSECÇÕES enquanto ações sitios-especificas. Este video ainda dialogou in loco em Praga com as performances presenciais. (2019, 42 min. DIR/FOT/MONTAGEM de Roderick Steel).
A primeira INTERSECÇÃO aconteceu em São Paulo, em março de 2018, integrando a programação da MITsp2018, no Memorial da Resistência; reunindo 21 participantes de 7 diferentes estados do país, selecionados a partir de cerca de 60 inscritos por Aby Cohen e Renato Bolelli Rebouças. Estes participantes compartilham a assinatura de um projeto que reune instalação e performance cuja transposição/síntese foi elaborada em uma segunda fase no espaço cultural independente Centro da Terra com o diretor José Roberto Jardim, e em seguida foi apresentada na PQ2019.
INTERSECÇÃO_01:
RESISTÊNCIA (RESISTANCE)
Artistas Participantes:
Alicio Silva / Ana Carolina Guedes Vianna / Dal Rogério / Daniel Ducato / Daniele Geammal/ Debora Lutz / Erika Schwarz / Fabricio Lins / Fany Magalhães / Ivon Mendes / Julia Armentano /Ju Choma / Valença Keity (Keity de Oliveira Valença) / Lucas de Oliveira / Marcello Girotti Callas / Maria Celina Gil / Nadia Moroz Luciani / Renata Castillo / Roderick Steel / Silvana Marcondes / Vanessa Dias .
Artistas Colaboradores:
Paula Hemsi (videografia e iluminação) / Vinicius Souza (trilha original ao vivo) / Luna Venarusso (atriz-performer) / Carolina Maciel (assistente videografia)
A terceira INTERSECÇÃO aconteceu em Santos, de novembro de 2018 a janeiro de 2019, como programação estendida do Festival MIRADA 2018. O local escolhido foi a Fortaleza da Barra, e o projeto contou com alguns membros da primeira INTERSECÇÃO e representantes de grupos de teatro e performance da Baixada Santista. As performances desenvolvidas na Fortaleza da Barra foram transpostas e adaptadas para o SESC Santos e alguns meses depois também foram apresentados na PQ2019.
INTERSECÇÃO_03:
FRONTEIRAS (BORDERS)
Artistas Participantes:
Alexandre Maradei Nogueira / Dalmir Rogério Pereira / Dani Paulino / Erika Schwarz / Fernando Henrique Gois / Keity de Oliveira Valença / Larissa Miyashiro / Leonardo Bacarini Queiroz / Luciana Aguiar / Pedro Cobra / Mauricio Maurício Coelho Garcia / Roderick Steel.
VIDEO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO, CRIAÇÃO E PERFORMANCE DO SER AMORFO
O `ser amorfo` foi desenvolvido dentro do projeto Cena#3: INTERSECÇÕES, de autoria de Aby Cohen, curadora do Brasil na PQ2019. A concepção da performance foi instigada em grupo a partir de uma proposta inicial de Roderick Steel e executado e re-elaborado por Erika Schwarz, Lucas de Oliveira, Ana Carolina Guedes Vianna, Silvana Marcondes e Roderick. A partir da produção da residência, ocorrida em março, no Memorial da Resistência, a primeira performance ocorreu dentro da programação do MITsp2018, que reuniu 21 artistas de diversas áreas do desenho da cena (cenografia, iluminação, figurino, som, visagismo, teatro de animação, entre outros) e a segunda no Centro da Terra, em outro projeto com direção de Aby Cohen junto com Renato Bolelli Rebouças e José Roberto Jardim
bottom of page